A Entidade

A história da entidade tem inicio no ano de 1945, quando foi fundada como Sindicato dos Lojistas do Comércio de Pelotas, conforme anotações no livro de registro dos associados, com termo de abertura lavrado em 31 de agosto deste mesmo ano, assinado e chancelado pelo representante do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio daquela época.
Em 1975, com a desativação de diversos sindicatos patronais de Pelotas, o sindicato requereu ao Ministério do Trabalho a fusão de diversos sindicatos em uma só entidade, sendo eles: Sindicato dos Lojistas do Comércio, Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, Sindicato do Comércio Varejista de Maquinismos, Ferragens, Tintas e Material Elétrico, e o Sindicato de Automóveis e acessórios.
Neste mesmo ano, em 30 de dezembro, o então Ministro do Trabalho aprovou o estatuto da nova entidade, reconhecendo-a sob a denominação de Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas. A partir de então, o Sindicato passa a representar todas as categorias econômicas integrantes do segundo grupo – comércio varejista – do Plano da Confederação Nacional do Comércio.
No ano de 2002, a entidade entrou com um pedido de extensão de base junto ao Ministério do Trabalho que, em 2006, emite a certidão onde o Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas passa também a representar os municípios de Capão do Leão, Turuçu, Morro Redondo e Arroio do Padre.
Atualmente o Sindilojas representa cerca de 2.500 empresas.

Visão

Ser reconhecida até 2010 como entidade sindical de efetiva representatividade da categoria do comércio varejista, tanto local como regional, com excelência na gestão e auto-sustentabilidade.

Missão

Representar e assegurar que as empresas do comércio varejista tenham as melhores condições de trabalhar para o desenvolvimento da sociedade de Pelotas e Região.

Princípios

• Defesa da classe representada;
  • Conduta pró-ativa;
  • Organização;
  • Ética e transparência;
  • Honestidade e Integridade;
  • Buscar o equilíbrio de interesses;
  • Bom atendimento.