Container

Rua Andrade Neves, 2077/5º Andar
Centro - Pelotas - RS - CEP 96020 080
Telefone: (53) 3227-1646

Sindilojas - Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas/RS

Destaques

facebook facebook
Plataforma Portais Eletrônicos

Identifique-se

Painel de Controle

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Notícias

Fórum Regional e reunião de diretoria da Fecomércio-RS vão a Pelotas

Publicado 06 Jun

Parte da diretoria da Fecomércio-RS, presidentes de sindicatos filiados e autoridades das cidades de Pelotas, Camaquã, Rio Grande, Jaguarão, Canguçu, Caçapava do Sul e Bagé participaram nesta segunda-feira, dia 05, do Fórum Regional e Reunião de Diretoria. O evento aconteceu em Pelotas e reforçou uma das bandeiras de trabalho da atual gestão: a de fortalecer as bases e aproximar líderes sindicais à Federação. A reunião contou também com a presença da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, do prefeito de Jaguarão, Favio Telis, além do deputado federal Afonso Hamm.

O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, deu início ao encontro saudando as entidades parceiras e lembrando a representatividade da Fecomércio-RS como entidade patronal que representa 569 mil estabelecimentos do comércio de bens, serviços e de turismo. Após o início da reunião de diretoria, Bohn coordenou as apresentações dos consultores.

O consultor econômico, Marcelo Portugal, falou sobre os efeitos da crise política sobre a economia brasileira. O economista dividiu os desafios econômicos do Brasil em duas partes: uma delas é a interrupção da trajetória explosiva da dívida pública. Segundo ele, o país deve reduzir o déficit primário de -2,4% (-150 bilhões de reis) do PIB e restabelece-lo para um superávit primário próximo de 2,4% do PIB (150 bilhões de reais). Para Portugal, a saída para este desafio é a aprovação da PEC da Previdência, o que tiraria o país do negativo, segundo ele. Após o pagamento dessa dívida, o próximo passo para o país deverá ser a retomada do crescimento econômico já que o país enfrenta uma recessão há mais de dois anos. “Para retomar esse crescimento precisamos da redução de juros, o que já vem ocorrendo, manter a inflação sob controle e se criar um cenário político estável”, finalizou Portugal.

As últimas alterações na Lei Kiss (nº 14.376/2013) foi o tema da apresentação do assessor tributário da Fecomércio-RS, Fábio Vieira. Dentre as modificações mais importantes está a não obrigação do Alvará para empreendedores que utilizem sua residência sem atendimento ao público ou estoque de materiais. Outra modificação é o aumento do prazo de vigência do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, que passa de 1 e 3 anos para 2 e 5 anos, nas edificações de baixa e média carga de incêndio. Segundo o assessor, mais de 90% da classe do comércio varejista e de serviços no RS estão enquadrados na categoria de baixa e média carga de incêndio, o que facilita a emissão de alvarás para o setor. Vieira também afirmou que outra facilidade foi a criação do Certificado de Licenciamento, com o qual o empreendedor poderá realizar a solicitação de vistoria pela internet, não precisando passar pelo processo do Alvará, nem pela análise e vistoria do Corpo de Bombeiros, além de receber automaticamente o certificado para funcionamento.

Demandas regionais são pauta do Fórum em Pelotas

O economista da Fecomércio-RS, Lucas Schifino, apresentou os dados do mercado de trabalho da região que, além de contribuírem para embasar a gestão de recursos humanos das empresas, acabam se refletindo no perfil dos consumidores regionais a partir da renda que circula. Conforme explicou Schifino, a Microrregião de Pelotas tem uma concentração mais significativa dos empregos no setor de comércio e serviços, contabilizando 100 mil empregos formais na região. Agropecuária e Indústria vem em seguida na lista, mas, com uma participação bem menor. Os trabalhadores dessa região apresentam um nível de escolaridade médio/superior, com renda média de R$ 2.136,85. Schifino contabiliza a maior escolaridade na região devido à quantidade de universidades que Pelotas possui.

Sobre as pautas da região, a prefeita Paula Mascarenhas falou na primeira parte do evento sobre algumas demandas regionais como a duplicação da BR-116 e o desenvolvimento da cidade de Pelotas. A prefeita disse que sua gestão está embasada em trabalhar junto com a iniciativa privada para ambos poderem ir mais longe. “Minha gestão tem um grande respeito pelas pessoas que empreendem e que colocam em risco todo seu patrimônio para gerar renda e empregos para a população. Por isso nossos projetos estão diretamente ligados pela parceria público-privada”, disse Paula. Um dos projetos que já está em andamento é a revitalização da área Central de Pelotas, onde a população considera um shopping a céu aberto.

O presidente do Sindilojas Costa Doce, Luciano Stasiak Barbosa, questionou a mesa diretora do Fórum sobre o andamento e os recursos para a obra de duplicação da BR-116. O diretor da Fecomércio-RS, Gilmar Bazzanela, também presidente do Sindilojas Pelotas disse que a mobilização junto ao governo tem que continuar e é imprescindível o apoio da imprensa. “Precisamos continuar no sentido de pressionar o governo para que os recursos para a duplicação não mudem conforme o andamento da crise política que o país enfrenta. Não podemos perder recurso de onde temos pouco”, finalizou Bazzanela.

O presidente do Secovi/Zona Sul, Sérgio Cogoy, finalizou o evento apresentando um leque de produtos, serviços e ações que o sindicato do setor imobiliário oferece na região.

Fonte: Fecomércio-RS

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

Enquete

Que cursos você gostaria que o Sindilojas Pelotas oferecesse aos lojistas?

Resultado