O que você precisa saber sobre a nova regra do ICMS

Publicado 28 Mar

1. Quem tem a obrigação de recolher o ICMS diferencial de alíquotas nas operações interestaduais?
A responsabilidade é do destinatário se ele for contribuinte. Já nas vendas para não contribuintes, a responsabilidade é do remetente.

2. A nova regra do ICMS está valendo desde quando?
Desde 1º de janeiro deste ano.

3. A EC 87 abrange apenas o e-commerce (comércio eletrônico)?
Não. A EC 87/2015 abrange as operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final, não contribuinte do ICMS, localizado em outro Estado.

4. O que mudou com a EC 87?
Antes o ICMS era devido integralmente ao Estado de origem; agora, o ICMS devido nessas operações e prestações é partilhado.

5. As empresas optantes pelo Simples Nacional também são abrangidas pela nova regra?
Sim. As empresas optantes de Simples que efetuarem operações interestaduais, destinadas a não contribuinte, estão obrigadas à nova regra do ICMS (Cláusula 9ª Convênio 93/2015). No entanto, a liminar publicada em 18 de fevereiro último suspende as empresas optantes do Simples dessa nova regra do ICMS.

6. As operações realizadas dentro do Estado estão sujeitas à nova regra?
Não. Apenas as operações interestaduais destinadas a não contribuinte.

7. Qual é a alíquota interestadual que deverá ser utilizada?
Nas saídas para o consumidor final, contribuinte ou não, deve ser adotada a alíquota interestadual:
– 4% (produtos importados ou com conteúdo de importação igual ou superior a 40%)
– 7% (para as regiões norte, nordeste, centro-oeste e Estado do Espírito Santo)
– 12% (para as regiões sul e sudeste)

8. Somente nos casos de venda o recolhimento da diferença de alíquotas deve ser efetuado?
Não. O recolhimento deve ser efetuado em toda e qualquer “operação” e não somente nas operações de venda.

9. Como o ICMS devido a UF favorecida (destino) deve ser recolhido?
O ICMS devido ao Estado destino deve ser recolhido através de guias emitidas diretamente no Portal da GNRE (www.gnre.pe.gov.br).

10. Em que momento ocorre o recolhimento do ICMS referente aos 40% (UF destino)?
Deve ser recolhido por ocasião da saída do bem em relação a cada operação. Se o contribuinte estiver cadastro na UF de destino, o recolhimento se dará por apuração.

11. Qual o critério que define se uma operação destinada a não contribuinte é interestadual?
Uma operação destinada a não contribuinte é interestadual quando a entrega da mercadoria for feita em outra UF pelo estabelecimento remetente ou por sua conta e ordem.

12. As operações com vendas presenciais com o contribuinte sendo de outro Estado, se enquadram à nova regra do ICMS?
Não. De acordo com o parágrafo 3º do artigo 52 do RICMS, são consideradas internas as operações com mercadorias entregues ao consumidor final não contribuinte no território deste Estado, independentemente do seu domicílio.

13. O que é Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza?
É um fundo destinado, prioritariamente, à redução das desigualdades sociais e à eliminação dos quadros de extrema pobreza nos Estados.

14. O Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) é devido por cada operação?
Não. Ele é devido por produto.

15. Qual alíquota deve-se considerar para calcular o Fecoep?
As alíquotas são estabelecidas por cada Estado.

16. O valor do diferencial recolhido para outra Unidade Federada pode ser cobrado na nota fiscal, como é feito no caso da substituição tributária?
Não. Os valores do ICMS Partilhado e Fundo de Combate à Pobreza serão apenas demonstrados no documento eletrônico, mas não serão inclusos no total da NF-e, diferentemente do imposto devido por substituição tributária que é somado ao valor total da nota fiscal e cobrado do destinatário.

Fonte; Sindilojas - SP