Sindilojas dá orientação aos lojistas sobre o trabalho durante a Copa do Mundo

Publicado 20 Jun

Prezados lojistas,

A Copa do Mundo da Rússia começou e os questionamentos e dúvidas ainda permanecem sobre o trabalho nos dias dos jogos da Seleção Brasileira. De acordo com a lei, as empresas não têm a obrigação de liberar os funcionários.

Diversas empresas de diferentes setores estão adotando horários especiais e expedientes reduzidos nos dias de jogos do Brasil, consultado nosso jurídico Luis Antônio J. de Carvalho, informou: “Em geral, as empresas estão fazendo acertos com os funcionários, liberando-os um pouco mais cedo ou começando o expediente mais tarde, quando o jogo ocorre pela manhã. Esses acertos costumam prever uma compensação, ou seja, que o empregado fique mais tempo o trabalho no dia seguinte, ou em data previamente combinada, não superior a seis meses.”

Ainda, é importante ressaltar que as empresas que optarem em disponibilizar telão, mas mantiverem os estabelecimentos abertos não poderão compensar os horários destinados para acompanhar os jogos do Brasil, tendo em vista que os colaboradores estarão à disposição destas empresas, o que não caracteriza folga.

O Sindilojas/Pelotas está à disposição para todos esclarecimentos necessários sobre o assunto.

Gilmar Tadeu Bazanella