Sindilojas realiza mais um Encontro com o Lojista

Publicado 23 Ago

O Sindilojas Pelotas realizou nesta terça-feira (23) mais uma edição do Encontro com o Lojista. Durante o café da manhã, na sede da entidade, foram apresentados projetos gratuitos oferecidos pela Escola Senac, a negociação coletiva da categoria e a pesquisa encomendada sobre o Liquida 2017.

O presidente do Sindilojas, Gilmar Bazanella, destacou aos participantes do encontro o trabalho da equipe do curso de gastronomia da Escola Senac na condução do café da manhã. Todo o menu oferecido aos convidados foi feito pelos alunos do curso. Para o presidente da entidade, é preciso que a mão de obra local seja sempre prestigiada.

Além disso, Bazanella ressaltou que os lojistas devem aproveitar a força do Sistema Fecomércio e utilizar-se do que entidades como Sesc, Senac e Sebrae têm a oferecer. Durante o encontro, por exemplo, foram apresentadas duas possibilidades: o ciclo de oficinas e o curso de vitrinismo.

Mariângela Iturriet, diretora da Escola Senac, apresentou o Programa Qualidade de Vida Sindilojas e Escola Senac. O objetivo deste projeto é estimular a autoestima, melhorar a qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, aumentar a produtividade dos colaboradores. Para tanto, uma equipe da Escola Senac vai ao local de trabalho – o agendamento deve ser feito através do Sindilojas – para abordar questões como apresentação pessoal, abordagem aos clientes, ginástica laboral e massagem.

Convenção Coletiva

O assessor jurídico Luís Antônio Jesus de Carvalho abordou temas pertinentes ao cenário econômico e político atual, para dar início às discussões referentes à Convenção Coletiva. Apesar de a pauta dos empregados ter chegado há poucos dias, e ainda estar em análise, o advogado procurou deixar os lojistas cientes dos primeiros passos da negociação.

Liquida Pelotas 2017

Um dos pontos altos do Encontro com o Lojista foi a apresentação de dados sobre o Liquida Pelotas. Na pesquisa encomendada pelo Sindilojas ficou clara a necessidade do retorno do projeto, que não ocorre há 3 anos. A maior parte dos entrevistados gostaria de uma nova edição do Liquida, o qual ocorrerá paralelamente ao Festival Sesc de Música, em 2017.

Neste sentido, Bazanella abordou a importância do grupo Varejo Forte, formado por Associação Comercial de Pelotas (ACP), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Sesc, Senac e Sebrae, o qual tem discutido e focado em ações que venham ao encontro dos objetivos dos comerciantes, buscando desenvolvimento econômico. O Liquida 2017 é uma das pautas do grupo.